Tecnologia de Objetos
Tecnologia de Objetos

Tecnologia de Objetos

2
2 minutes, 1 second Read

Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos fazer uma introdução a tecnologia de objetos, vamos descobrir como ela funciona, e como esse conceito é aplicado na programação orientada a objetos.

A demanda de software está aumentado a cada dia, um dos grandes desafios para os desenvolvedores de aplicativos é conseguir criar softwares de forma rápida, com qualidade e economizando recursos.

No Java um objeto é construído seguindo um modelo de classe, que funciona como se fosse um molde para criação de objetos, onde podemos definir o nome do modelo da classe, suas características e também as suas funções.

Tecnologia de Objetos
Tecnologia de Objetos

Um objeto pode representar qualquer coisa do mundo real, como por exemplo, um carro, uma loja, um cliente, uma pessoa, entre várias outras possibilidades, inclusive objetos que não são reais, mas que temos na nossa mente uma representação abstrata como por exemplo, um anjo.

Uma classe em Java é representada por três partes, o seu nome que deve ser um substantivo, como por exemplo “Carro”, os seus atributos(características) que são o que o objeto deve ter, como por exemplo, cor, ano de fabricação, tamanho, tipo do motor entre outras características, e por fim temos os comportamentos que também podemos chamar de funções, que são as ações que o nosso objeto faz, no caso do carro pode ser, acelerar, trocar de marcha, ligar, desligar, entre várias outras opções.

Para criar uma classe com essas características normalmente os desenvolvedores de software usam da programação modular para criar essas funções, dessa forma fica mais fácil reaproveitar conteúdos por todo o sistema sem ter a necessidade de ficar recriando tudo do zero a cada nova solicitação de dados pelo sistema.

Tecnologia de Objetos
Tecnologia de Objetos

Seguindo esse modelo de objetos conseguimos entender melhor o sistema, e isso vai ajudar a criar o sistema de uma forma mais rápida, e também vai ajudar na hora de realizar alguma manutenção do sistema.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

Tecnologia de Objetos

E você já tinha ouvido falar na programação orientada a objetos? Deixa aqui nos comentários, que estou curioso para saber.

Referência


DEITEL, Paul. Java: Como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

Similar Posts

2 Comments

  1. toys for adults says:

    We would like to thank you once again for the gorgeous ideas you offered Jesse when preparing a post-graduate research and also, most importantly, regarding providing every one of the ideas in a single blog post.
    In case we had been aware of your web page a year ago, we would have been kept from the needless measures we were employing.

    Thanks to you. toys for adults

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *