Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre a reutilização de códigos em Java, se você está aprendendo a programar nessa incrível linguagem de programação, com certeza, você deve ter ouvido falar em reutilização de códigos.
Esse conteúdo é uma continuação de assuntos que já conversamos anteriormente, recomendo que você veja os conteúdos anteriores pois vai fazer mais sentido o que vamos conversar por aqui, inclusive no assunto anterior conversamos sobre instanciação, CLIQUE AQUI, para ver o conteúdo pois está muito legal.
O Java permite a criação de classes que vão servir como moldes para criação de objetos, esses moldes podem ser utilizados várias vezes pelo seu sistema para criar vários objetos diferentes, mas que vão possuir as mesmas características, funciona como uma fábrica de carros, você tem um molde de um carro e a partir dele você constrói vários carros com as mesmas características.
A grande vantagem em reutilizar códigos e classes em Java são muitas, mas podemos falar a principal que é economia de esforço para criar um sistema, pois você define apenas uma única vez um modelo e o seu programa vai poder criar vários objetos sempre que ele precisar.
A questão de reutilização também ajuda na questão de criar sistemas mais confiáveis e eficientes, sem falar que vai ajudar em processos como testes, depuração e também no desempenho do sistema.
Ter classes reutilizáveis em Java significa possuir um sistema que trabalha plenamente orientado a objetos, e dessa forma ele ganha em muitos processos, como facilidade de manutenção.
Aqui fica uma dica, utilize os modelos de boas práticas para criar os seus sistemas, eles já são bem conhecidos e possuem muitas vantagens, eles são conhecidos como padrões de projeto e mais a frente poderemos conversar mais sobre eles.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já conhecia esse termo de reutilização? Compartilha aqui comigo nos comentários.