Olá seja bem vindo ao conteúdo de Java, meu nome é Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre o Java SE, que muitos também conhecem como Java Standard Edition, vamos descobrir para o que ele serve e como ele é utilizado para criar aplicações.
No conteúdo anterior fizemos uma Introdução ao Java, CLIQUE AQUI, para ver esse conteúdo pois ele tem relação com esse conteúdo que estamos conversando por aqui.
O Java SE é utilizado para criar aplicações para desktop e que podem ter conexão com servidores, esse tipo de aplicação tem diminuído com o tempo, isso porque a maioria dos sistemas é feita para trabalhar diretamente na web (Sistemas Web ou App para Smartphones).

A criação de sistemas desktop tem diminuído com o tempo, pois para que eles funcionem eles precisam ser instalados em computadores, o que é diferente dos sistemas web, que podem ser acessados de qualquer navegador da internet e em qualquer lugar desde que a pessoa tenha permissão para fazer o procedimento se autenticando no sistema.
Com o Java SE podemos programar usando quatro paradigmas da computação:
- Programação Procedural
- Programação Orientada a Objetos
- Programação Genérica
- Programação Funcional
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:
E você já sabe a aplicação desktop que você quer criar? Deixa aqui nos comentários.
Referência
DEITEL, Paul. Java: Como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.