Fala dev tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre o que é Hardware e o que é Software, se você já é da área de tecnologia provavelmente você já deve entender a diferença entre essas duas áreas.
Antes de começarmos a programar é importante sabermos qual a diferença desses dois termos, portanto esse conteúdo é para você que está iniciando agora na área de tecnologia, e se você quer ser um programador você deve entender em qual desses dois nichos você vai atuar.
Os computadores são máquinas que realizam cálculos mais rápido do que nós humanos, um computador pessoal pode fazer bilhões de cálculos por segundo, o que uma pessoa não conseguiria fazer durante toda a sua vida.
Aqui nós estamos falando apenas de computadores pessoais, que são esses que as pessoas têm acesso, mas ainda existem supercomputadores que são usados por empresas, esses computadores são capazes de processar trilhões ou quatrilhões de informações por segundo.
Um computador possui duas divisões(segmentos) as dos hardwares e as dos softwares.
Hardwares
São os componentes físicos do computador que podemos pegar, como por exemplo, o teclado, o mouse, a placa mãe, a memória RAM, o HD, o gabinete, o monitor.
Softwares
São os componentes lógicos do computador que nós conhecemos como programas, nós não conseguimos pegar eles com as nossas mãos, mas conseguimos ver eles representado na tela do nosso monitor.
Os softwares são responsáveis por dizer para o nosso computador como ele deve se comportar, e assim eles fazem com que os componentes físicos calculem ou executem tarefas para nós, por exemplo, se nós abrirmos um editor de textos, que é um programa de computador, e começarmos a digitar letras, logo o nosso computador vai ter que processar essas informações para que elas apareçam na tela do nosso monitor mostrando para nós que o texto está sendo digitado em um arquivo digital.
Observe que o arquivo não existe no mundo real, apenas de forma lógica dentro do computador, se nós quisermos ter esse documento no mundo real, precisaremos pedir para uma impressora trazer essa informação para uma folha de papel e assim podermos ter aquele recurso digitado conosco.
Criar programas é criar instruções para que o computador possa realizar uma tarefa que nós precisamos, antigamente criar um sistema só era possível dentro de grandes empresas, pois os computadores eram muito caros, atualmente os computadores estão mais acessíveis, e qualquer pessoa pode criar de seu computador pessoal grandes sistemas como sistemas de controles, jogos digitais, sites, blogs, sistemas web, sistemas para smartphones, tablets, computadores, entre vários outros tipos de softwares.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já sabe por qual caminho vai seguir? Vai ser um programador ou seguir pela área de hardware? Compartilha comigo aqui nos comentários.