Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre métodos e classes em Java, com certeza se você está iniciando a programação nessa linguagem de programação você deve ter ouvido falar nesses termos, aqui nesse conteúdo vamos fazer uma breve introdução sobre esse tema, já que mais para frente vamos nos aprofundar na linguagem de programação e vamos passar por diversos exemplos que vão te ajudar a entender como as coisas funcionam.
Antes de prosseguirmos quero te contar que esse conteúdo é uma continuação do artigo anterior, onde conversamos como seria a transformação de um objeto que no nosso exemplo foi um carro, em um modelo de software de computador, se você não leu o conteúdo te recomendo pois vai fazer mais sentido do que estamos falando nesse conteúdo aqui. CLIQUE AQUI, para ver o artigo.
Um método em um programa é uma ação, ou seja, uma função que é criada para realizar alguma operação no sistema, podemos ter como exemplo de funções adicionar, excluir, alterar ou pesquisar dados, veja que todas elas representam uma ação, uma mudança no sistema, algo que ele deve fazer.
Um método vai possuir informações para que ele possa realizar essa ação, essas informações conhecemos como dados (variáveis ou atributos), e o usuário de um sistema não precisa saber que dados estão sendo processados por trás dos panos, ele apenas vai ver o resultado final sendo exibido em uma interface gráfica linda que construiremos, lembra do carro? Ninguém precisa saber o que faz o pedal do carro acelerar internamente em detalhes, quais partes do motor vai ser acionado, se vai rodar componentes, se vai gastar gasolina, o usuário vai apenas apertar o pedal e o carro vai acelerar, nem tudo é mostrado ao usuário final e assim também acontece em programas de computador.
Uma classe em Java é um modelo para representar algo, se vamos construir um carro temos que construir um modelo de um carro para que o nosso programa possa construir vários carros idênticos através desse modelo, e poderíamos ter dados desse carro como cor, ano de fabricação, modelo, marca entre várias outras informações, e poderíamos ter funções de um carro como acelerar, trocar de marcha, frear, virar a direita ou esquerda, entre várias outras funções.
Eita Erick, mas esses conceitos estão dando um nó na minha cabeça, fica tranquilo porque vamos ver isso com mais detalhes em conteúdos futuros, afinal a base do Java é Orientação a Objetos e quando vermos isso em mais detalhes você vai ver que tudo faz sentido e também é fácil de programar quando se conhece o que a linguagem realmente deve fazer.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já sabia o que é método e classe em Java? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber.