Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre o Java, anteriormente já fizemos por aqui uma breve introdução e nesse conteúdo vamos conversar mais um pouco sobre essa linguagem de programação.
O Java surgiu na década de 1990, isso aconteceu por conta da facilidade dos computadores pessoais terem se popularizados a partir da década de 1980, com os computadores pessoais da Microsoft e da Apple começou a surgir diversas tecnologias para computadores pessoais e dispositivos inteligentes.
Em 1991 a empresa Sun Microsystems vendo a crescente desse mercado financiou uma pesquisa que foi chefiada por James Gosling, onde foi criado o Java, uma linguagem que surgiu baseada no C++.
O Java é uma linguagem orientada a objetos, e foi criado para ser usado em dispositivos eletrônicos diferentes, ou seja, você criava um programa em um computador e ele seria capaz de rodar em qualquer tipo de dispositivo.
Inicialmente o Java não teve um grande sucesso, mas em 1993 surgiu um novo segmento que estava bombando, que era a internet, o Java se adequava muito bem a esse mercado e assim ele explodiu, já que ele era capaz de adicionar diversos recursos dinâmicos nas páginas web, o que era perfeito para criar sistemas web.
O Java se tornou uma linguagem muito poderosa para trabalhar com a web, sendo assim ele recebeu melhorias para trabalhar com servidores, e atualmente ele é uma das linguagens mais usadas no mundo por empresas por conta de trabalhar muito bem com redes de computadores e a web.
O Java é uma das poucas linguagens que pode ser usada para se programar em diferentes tipos de aplicações diferentes, é uma linguagem versátil, você pode usar ele para criar aplicações para servidores, aplicativos web, aplicativos para dispositivos móveis (Android), dispositivos embarcados, aplicativos desktops, entre diversos outros tipos de aplicações como jogos digitais apesar de não ser a linguagem mais usada para esse segmento.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já criou algo no Java? Comenta aqui o que você já criou com a linguagem.