Internet das Coisas (Internet Of Things - IOT)
Internet das Coisas (Internet Of Things - IOT)

Internet das Coisas (Internet Of Things – IOT)

2 minutes, 1 second Read

Fala Dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre a internet das coisas, ou como muitos conhecem o termo em inglês Internet Of Things, ou pelo seu acrônimo IOT, você já ouviu falar nesse termo? O que significa Internet das coisas? Qual a relação do IOT com as linguagens de programação? Qual a relação da Internet das coisas com Java?

Quando pensamos em internet logo vêm a nossa mente uma rede de computadores que podem se comunicar através dela, ou seja a internet pode ser cabeada ou Wi-fi, mas a internet das coisas vai muito além de computadores que se comunicam pela internet.

A internet das coisas surgiu quando começamos a pensar, e perceber que qualquer dispositivo que tenhamos, poderia estar ligado a internet e se comunicando com ela, por isso surgiu o termo internet das coisas, pois qualquer coisa, qualquer objeto pode ter um processador e uma placa de rede para se comunicar via internet.

Internet das Coisas (Internet Of Things - IOT)
Internet das Coisas (Internet Of Things – IOT)

Já vemos isso acontecendo na nossa vida, temos Tv’s, carros, robôs de limpeza, geladeiras entre vários outros dispositivos que já se conectam com a internet, esse termo surgiu lá na década de 1990, que foi quando o Java e outras linguagens web começaram a crescer rapidamente.

A internet das coisas diz que no futuro todos os objetos que tivermos estará conectado com a internet e assim poderemos controlar eles de qualquer lugar que estivermos, poderemos conferir se algum alimento está em falta na nossa geladeira, assim poderemos comprar online, e quando chegarmos em casa a noite depois de um dia trabalho o alimento já estará lá disponível para nós.

O Java tem um papel muito interessante na internet das coisas, já que ele foi projetado desde o início para atingir esse público, por isso atualmente essa linguagem de programação é versátil, pois ela atende muito bem esse público, sem falar que ela atende também outras modalidades de desenvolvimento de software.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

E você já tinha ouvido falar na internet das coisas? Deixa aqui nos comentários.

Referência

DEITEL, Paul. Java: Como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

Conheça outros trabalhos meus na web:

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *