Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos fazer uma breve introdução ao assunto de interfaces em Java, se você está aprendendo a programar nessa linguagem de programação, com certeza, você já deve ter ouvido falar nesse termo.
Interface dentro do Java nada mais é do que um contrato de serviço, ou seja, quando implementado a classe que herda esse contrato obrigatoriamente deve fazer as suas especificações, ele informa o que o objeto deve fazer mas não como, sendo assim cada objeto que herda uma interface, pode implementar as funções de um forma diferente.
Uma classe pode implementar uma ou várias interfaces, o que por exemplo, na herança uma classe só pode herdar de uma superclasse, aqui na interface você pode ter quantas implementações forem necessárias.
Para entendermos o conceito de interface vamos ao exemplo de um veículo, imagina que você tenha um carro e uma moto, porém você sabe que para dirigir um carro você vai usar um pedal, marcha, volante, enquanto para dirigir uma moto você vai usar os guidões, acelerador com as mãos.
Ambos os veículos possuem a função de dirigir e ele é obrigatório, ou seja, é um contrato de serviço, porém o carro você dirige de uma forma enquanto a moto você dirige de outra forma, sendo assim poderíamos criar uma interface chamada de dirigir e tanto uma classe carro, quanto uma classe moto poderia implementar esse contrato de serviço.
Mais a frente iremos ver como isso funciona na prática com alguns exemplos e você vai ver que é bem simples utilizar interfaces dentro da linguagem Java.
Veja um vídeo que eu preparei sobre o assunto:
E você já tinha ouvido falar no conceito de interface? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.