Fala Dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre a última fase do processo de criação de um programa em Java, que é a fase 5 onde ocorre a execução do nosso programa por um computador.
Nessa fase a JVM executa os Bytecodes um a um para que o programa rode perfeitamente como ele foi escrito para realizar, a JVM nada mais é do que um interpretador de Bytecodes, se o seu programa foi escrito para que ele execute por vários núcleos do processador ao mesmo tempo, ele pode executar mais rapidamente.
As JVM’s mais atuais trabalham de forma JIT (Just In Time), ou seja, ela tem uma configuração que faz com que mesmo que o seu programa não tenha sido criado para trabalhar com múltiplos núcleos de processador ele ajusta para que seja feito dessa forma para executar o seu programa mais rapidamente.
Esse processo do JIT faz com que o programa busque hot spots que são pontos quentes do programa que se dividem entre os diversos núcleos do processador a fim de processar as informações mais rapidamente.
Os programas Java sofrem dois processos de compilação um é quando o programa é transformado em Bytecodes e o outro é quando de fato a JVM transforma esses códigos em linguagem de máquina para que o computador execute o programa.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já conhecia esses passos de criação de um programa em Java? Deixa aqui nos comentários.