Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick, nesse conteúdo vamos conversar sobre encapsulamento e ocultação de informações, se você está aprendendo a programar em Java com certeza você já deve ter ouvido falar nesse termo, vamos entender o que ele é?
Encapsular um objeto significa esconder coisas que você não quer que outros objetos saibam como são, geralmente quando criamos uma classe em Java, ela tem seus atributos e funções, e cada objeto criado a partir dessa classe vai saber o que ele possui.
Em determinados momentos esses dados podem ser modificados, mas e se você quiser que esses dados não sejam modificados de uma forma fácil, é aqui que surge o encapsulamento, você pode esconder coisas para que não sejam alteradas, ou alteradas facilmente.
Essa é uma boa prática da engenharia de software e vamos entender mais para frente como funciona quando estivermos criando nossos sistemas, e para fazer isso é bem simples, porém tem que se tomar um pouco de cuidado com essa prática.
O cuidado com o encapsulamento diz respeito a esconder coisas demais, isso pode fazer com que o sistema fique lento, já que para conseguir modificar algo ele vai ter que percorrer muito a fundo em um sistema para conseguir fazer isso, por isso existem boas práticas para decidir o que deve ser escondido ou não para que o sistema não fique com excesso de encapsulamento.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já tinha ouvido falar nesse termo? Comenta aqui que estou curioso para saber.