Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos fazer uma breve introdução a criação de objetos em Java, e tudo na linguagem pode ser transformado em um modelo, que chamamos de classe para que possamos criar diversos objetos a partir desse modelo, para entendermos o conceito, vamos pensar em um modelo de carro e começar a ver as características.
Analisando um carro o que será que ele faz para funcionar? E se você quiser acelerar, ligar, mudar de marcha, sentar no banco, o que será que é necessário? Com essas perguntas aposto que você imaginou que precisamos de um motor, volante, pedal, portas, entre várias outras coisas não é mesmo?
É exatamente por esse caminho que temos que começar a nossa aventura pela orientação a objetos, pois para que algo seja criado, alguém precisa pesquisar o que esse objeto deve conter e depois projetar um modelo para que ele tenha tudo que é necessário para funcionar.
Se pegarmos o carro como exemplo, para que um seja criado a construtora de carros primeiramente deve pegar um engenheiro que vai criar um modelo desse carro, tanto na parte visual, para que ele tenha um design elegante, mas também em tudo que vai existir dentro do carro, como o motor, sua potência, todo o revestimento do carro, entre outras características inclusive de segurança para quem vai usar o veículo.
Já imaginou a complexidade que é a construção de um carro? Nem todas as coisas que estão dentro de um carro estão visíveis para quem usa, imagine o pedal do carro, quando você deseja acelerar você aperta um deles e quando você quer parar o carro você aperta o outro pedal, certo? Isso parece uma coisa simples, mas internamente isso é bem complexo, pois esses comandos têm que fazer as válvulas do motor irem mais rápidas ou reduzirem, e ainda tem o fator de que as rodas do carro devem parar ou ir mais rápidas, veja existem várias coisas escondidas dentro de um carro e nós nem sabemos como isso acontece, em um software isso também vai acontecer.
Uma pessoa que recebe um treino para ser motorista vai usar um carro e não vai se preocupar com o que está acontecendo internamente dentro dele, e isso também acontece com programas de computador as pessoas vão utilizar as funções mas não sabem como aqueles dados estão sendo utilizados internamente pelos computadores, quais cálculos são feitos, para onde os dados são enviados, será que estão sendo guardados em algum lugar? Será que o sistema está conectado com a rede ou internet?
Como podemos ver a construção de um software pode ser bem complexa, isso porque precisamos detalhar o que vai ser criado, interligar partes para que se comuniquem, e utilizando a orientação a objetos vamos poder criar as partes de um sistema como objetos e ligar essas informações, o ponto positivo em usar a Orientação a Objetos é que com ela conseguimos entender melhor os sistemas usando exemplos do mundo real que nós já conhecemos.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:
E você está preparado para conhecer a orientação a objetos? Compartilha aqui comigo nos comentários o que você conhece da Orientação a Objetos.