Análise e Projeto Orientado a Objetos
Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos

1
1 minute, 56 seconds Read

Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos falar sobre análise e projeto orientado a objetos, você já ouviu falar nesse tipo de desenvolvimento de software? Como vimos nos conteúdos anteriores o Java é uma linguagem Orientada a Objetos, então vamos conversar um pouco mais sobre isso nesse conteúdo.

Muitos programadores principalmente iniciantes pensam que programar é abrir um computador e simplesmente começar a digitar códigos, e isso pode até ser verdade para criação de pequenos programas de computador, principalmente quando estamos aprendendo a programar, no início criamos programas pequenos e simples.

Mas imagina que você foi contratado por um banco, ou outra empresa grande desenvolvedora de softwares, será que um programa de uma grande empresa é escrito com apenas algumas poucas linhas de código, e a grande verdade é que não.

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Análise e Projeto Orientado a Objetos

As grandes empresas possuem grandes programas, com milhares até milhões de linhas de códigos em um único programa de computador, você provavelmente vai trabalhar em uma equipe com 4 a 10 pessoas, mas vão existir outras 10 ou mais equipes com essa mesma quantidade de programadores, sendo assim uma empresa de grande porte vai ter dezenas a centenas de programadores trabalhando ao mesmo tempo para criar e manter seus sistemas.

Como podemos ver um software assim é bem grande e complexo, e para que ele funcione perfeitamente é feito uma análise do que vai ser criado, esse processo é chamado de análise de sistemas, e quando ele é feito pensando em objetos fica mais fácil entender, e como o Java é uma linguagem orientada a objetos ela é muito eficaz nessa situação.

O projeto é criado e mantido como se fosse criado pensado em objetos do mundo real, como esses objetos se comunicam e fica mais fácil de entender como o sistema funciona, dessa forma fica mais fácil criar funcionalidades e também fazer a manutenção.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

Análise e Projeto Orientado a Objetos

E você já imaginava que um sistema de uma grande empresa poderia ser grande dessa forma? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.

Referência


DEITEL, Paul. Java: Como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

Similar Posts

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *