Fala dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre a hierarquia de dados, vamos entender o que é? Como funciona? E qual o impacto disso na rotina de um programador.
A hierarquia de dados nada mais é do que os itens de dados que um computador processa, quanto mais dados você tiver mais complexo vai ser esse processamento, temos dados no computador do tipo BIT, Caracteres, Campos, Registros, Arquivos, Banco de Dados e Big Data.
BIT
BIT é uma abreviação para “Digit Binary” ou digito binário em português, ele representa o menor dado em um computador, ou seja, 0 ou 1.
Caracteres
Os caracteres representam o alfabeto, os números e os caracteres especiais em forma de texto e decimal, dessa forma com eles conseguimos escrever palavras que vão compor páginas, livros, programas de computador, páginas da web, entre outras coisas.
Campos
Um campo representa uma informação que você quer guardar em um programa de computador, podemos ter campos que representam o nome de uma pessoa, o CPF de uma pessoa, o endereço de uma pessoa, entre várias outras possibilidades.
Registros
Um registro é vários campos que estão relacionados, ou seja, eles juntos formam uma informação mais especifica, por exemplo, sabemos que uma pessoa ela possui nome, endereço, telefone, e-mail, CPF, RG, esse conjunto de campos vai formar um registro, representando os dados de um cliente.
Arquivos
Um arquivo é um conjunto de registros que estão relacionados, você pode ter, por exemplo, um registro de cliente, um registro que mostra as compras do cliente, um registro que mostra os pagamentos feitos pelo cliente, e todos esses arquivos se comunicam e estão interligados e juntos formam o arquivo.
Banco de Dados
É uma coleção de dados que estão organizados de alguma forma, existem no mercado diversos tipos de bancos de dados diferentes, os mais famosos são os bancos de dados relacionais, os bancos de dados vão possuir tabelas, com campos e registros.
Big Data
O Big Data lida com grandes quantidades de informações guardadas em bancos de dados de vários tipos diferentes são informações guardadas em armazéns de dados em empresas ou espalhadas pela web.
Quer ver um vídeo sobre esse assunto? Veja:
E você já sabia que existia essa quantidade de dados espalhadas pelo mundo? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.
Referência
DEITEL, Paul. Java: Como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.