Fala Dev, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre tecnologias de software, o que será que é necessário para criar um software? Quais passos são realizados para desenvolver um software? O que tem por trás nos bastidores na construção de um aplicativo?
Muitas pessoas imaginam que criar um programa seja ele de computador, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo, basta que a pessoa sente na frente de um computador e depois de algumas horas digitando o programa está perfeito rodando sem nenhum erro.
Isso não é verdade, para construirmos um software existem diversos passos, geralmente a equipe que vai criar o aplicativo é uma equipe grande, mesmo que seja uma empresa iniciante, provavelmente vai existir 4 a 6 pessoas trabalhando com um propósito diferente e isso leva tempo para construir cada pedacinho do nosso produto.
Por isso para se criar um software, ou melhor dizendo para se planejar e executar a criação de um software existem diversas áreas envolvidas, e durante esse processo existem diversas metodologias e ferramentas diferentes que você pode usar para criar um software, e com certeza entrando na área de tecnologia você vai ouvir alguns jargões tais como:
- Desenvolvimento de Software Ágil
- Refatoração
- LAMP
- Software Como Um Serviço (SAAS)
- Plataforma Como Um Serviço (PAAS)
- Computação em Nuvem
- Kit de Desenvolvimento de Software (SDK)
- Inteligência Artificial
O software ainda pode ser bem complexo e demorar para ser criado, levando de semanas, meses, a até anos, e depois ainda tem a questão de manutenção para que ele continue na ativa, pensando nesse processo de criação do software, ele ainda pode ser lançado como sendo uma versão alfa, beta, candidato a lançamento, versão final ou beta contínuo.
Você já ouviu falar em tantos passos assim? Um software pode ser uma tarefa a ser desenvolvida e amadurecida com o tempo, por isso é importante sabermos das suas peculiaridades, como ele funciona, como funciona o domínio onde o software irá funcionar, é bastante coisa, não é? Mas fica tranquilo, pois nos próximos conteúdos vamos conversar sobre cada um desses passos e vamos ver como eles funcionam e como eles são aplicados, parece extremamente complicado, mas não é, conversaremos mais sobre esses assuntos em conteúdos futuros.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
O conteúdo te ajudou? Você está entrando na área de tecnologia? Deixa aqui nos comentários e participe dos nossos grupos abaixo.